VRIKSHÁSANA, A POSTURA DA ÁRVORE



Vrikshásana, a postura da árvore, é um dos primeiros ásanas do Hatha. A prática de ficar sobre um pé só, em equilíbrio, exposto aos elementos da natureza, fazia parte da prática yogika dos rishis (sábios) vêdicos, como atestam esculturas e painéis milenares em templos ou lugares sagrados da Índia.
Tradução do nome desta postura:
Yogi praticando vrikshásana. Séc. V d.C. Escultura num painel de pedra. Mahabalipuram, Tamil Nadu.
Vriksha = árvore, ásana = postura; "postura da árvore"
Yogi praticando vrikshásana. Séc. V d.C
Escultura num painel de pedra. 
Mahabalipuram, Tamil Nadu.
Dicas de execução:


1. Fixe o olhar num ponto à frente. Flexione a perna direita e pressione a planta desse pé contra a parte mais alta da coxa esquerda, deixando o joelho para baixo e para o lado. Nesta primeira variação, você poderá elevar as mãos unidas até a altura do coração, ou acima da cabeça.
2. Opcionalmente, você pode deixar o dorso do pé encaixado na virilha esquerda. Se quiser, a partir deste ponto, segure o pé elevado com a mão direita e eleve verticalmente o outro braço. Em ambas as opções, você ainda poderá inclinar o corpo à frente, colocando as mãos no chão, dos lados do pé esquerdo.
3. Mantenha as costas eretas. Ative o pé, o joelho e a perna que sustentam o corpo. Aponte com o cóccix para baixo, em direção ao calcanhar da perna base, e faça uma tração para cima. Leve a respiração para as costelas laterais, elevando o esterno e fechando ao mesmo tempo o espaço entre as costelas inferiores, na altura do plexo solar. Mantenha espaço entre os ombros e a base do pescoço.
4. Estes exercícios estabelecem uma conexão mais profunda com a terra. Mantenha o exercício durante um minuto. Coloque as mãos no centro do peito e mantenha as mãos juntas. As pernas nesta forma representam as raízes de uma arvore. Imagine a sua espinha vertebral como se fosso o tronco de uma árvore. sinta a energia ascendendo ao longo das pernas
5. Depois, proceda da mesma forma, repetindo este ásana para o outro lado: flexione a perna esquerda, encaixe o pé na parte interna da coxa ou na virilha, ajudando-se com a mão e confira se as costas estão eretas.
6. Respire profunda e conscientemente. Pense na firmeza e na força de uma árvore. Igualmente, desenvolva a capacidade de ver a si mesmo e às demais pessoas como se fossem árvores: cada uma diferente, cada uma única em sua individualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco