A importância do Om nas aulas de Yoga
No último texto que escrevi para a coluna “Vida de Yoga”, chamei a atenção dos praticantes sobre a importância de falarmos sobre o que o Yoga é, ao invés de gastarmos nosso precioso tempo para ficar analisando e julgando a prática de Yoga dos outros. Então vamos falar sobre Yoga, sobre suas diversas manifestações, seus efeitos e benefícios, seus elementos, sua ação sobre o corpo físico, sobre a mente e as emoções entre tantos importantes e relevantes aspectos desta filosofia de vida.
Todos que já ouviram falar sobre Yoga, também ouviram falar sobre o mantra Om. Cada vez mais o pranava Om (a representação gráfica do mantra) vem sendo conhecida em diversas comunidades, até mesmo grandes lojas como Renner e C&A vendem camisetas com este sagrado símbolo. O pranava Om está diretamente ligado com o Yoga e é considerado como o símbolo oficial do Yoga.
De uma forma simplificada podemos dizer que os mantras são sílabas ou frases que tem como objetivo restaurar a atenção da mente, limpando e purificando os pensamentos para elevar os estados de consciência e então alcançarmos o desejado estado de Yoga. O mantra Om está presente em todos os mantras, e é esse um dos motivos pelo qual é considerado o mais importante dos mantras. Dizem que nele está contido todo o conhecimento dos Vedas, pois representa o corpo sonoro da energia que sustenta o todo, o Universo. O Om é formado por três sílabas A + U + M, que representam respectivamente o passado, o presente e o futuro, ou seja, tudo aquilo que existiu, existe e existirá. Seu poder é muito maior do que podemos imaginar e até mesmo sentir ao entoá-lo. Existem muitas bibliografias e informações sobre esse mantra, muito mais do que acabo de explicar acima, e vale a pena se aprofundar neste conhecimento para ter uma compreensão melhor e absorver ainda mais os benefícios do mantra.
A idéia de escrever esse texto não é trazer toda a teoria sobre o mantra mais sim lembrar de sua importância e principalmente que Yoga é com Om. Lembrar que este é um elemento importantíssimo da prática e que não devemos privar nossos alunos desse conhecimento por conta da dificuldade de ensiná-lo. Entendo que muitas vezes é difícil ensinar todo o conceito contido neste mantra, principalmente para alunos novos e em ambientes como academias ou empresas. No entanto o dharma do professor é ensinar, mesmo e principalmente o que é difícil de ensinar. Lembre-se de que ao ensinarmos Yoga sem Om no inicio e/ou no final da prática estamos amputando o Yoga.
Aos professores indico criatividade, esforço e perseverança para ensinar o mantra Om, com certeza após a segunda ou terceira aula o aluno já deixou de julgar o que está acontecendo e é capaz de sentir os benefícios do mantra. E quando você tem novos alunos na turma eles entram facilmente na vibração dos alunos antigos, absorvendo muito mais da prática.
Aos praticantes recomendo o estudo e a prática. Quanto mais consciência sobre o mantra, mais sentiremos os benefícios sutis da pratica. Então agora está clara a importância que o elemento Om tem dentro da prática de Yoga. Independente de estilo, modalidade, forma, lugar ou conceito de Yoga que esteja praticando. Yoga com Om. Cante, mantre, divulgue o mantra Om, pois seus benefícios ultrapassam os limites da mente daquele que o entoa, sua vibração vibra com o Universo, trazendo benefícios para toda a humanidade.
Om Shanti Shanti Shanti
Om
Camila Reitz é professora de Yoga e empresária. Utiliza seu tempo para viver o Yoga. É diretora do Yogashala em Florianópolis, ministra curso de formação para professores e é criadora da marca Devi active Yogawear.
Comentários