Cansado? Ligado?



Ao sentir-se simultaneamente cansado e ligado pode ser difícil saber que ipo de prática é melhor fazer
Por: Karen Macklin


Depois de um dia estressante, Yoga traz o corpo e a mente de volta ao equilíbrio.
Por Karen Macklin
Trad: Thays Biasetti
  
Todos nós já estivemos nessa posição no fim de um longo dia: exausto demais para fazer qualquer coisa substancial, mas hiperativo e tenso para relaxar de verdade. Sentir-se simultaneamente cansado e ligado acontece com mais freqüência do que muitos de nós gostaria e pode ser difícil saber que tipo de prática é melhor para fazer quando você se sente assim. “O objetivo do Yoga, entre outras coisas, é unificação de corpo e mente”, diz Frank Jude Boccio, professor de Yoga e meditação. Mas quando o corpo está cansado e a mente está ligada, ele diz, é difícil experimentar essa unificação. “A beleza disso é que práticas de Yoga são especificamente criadas para trazer os dois ao equilíbrio”.
De acordo com Boccio, o primeiro passo é descansar o corpo. Mesmo se o trabalho não é fisicamente vigoroso, ele diz, o corpo está cansado no fim do dia porque a mente usa muita glicose, que leva-o a se sentir sem energia. Boccio recomenda essa série curta de posturas restaurativas que combina flexões para acalmar o sistema nervoso e torções simples para revitalizar o corpo e movimentar o sangue estagnado, reequilibrando a energia.
Quando começar a relaxar, Boccio diz, você pode levar a mente ao equilíbrio com a execução de uma simples prática de consciência respiratória. Comece expirando completamente, com longas e constantes respirações, como se ondas recuando estivessem levando embora os detritos acumulados do dia, então, inspire profundamente e sinta como se ondas chegando com uma grande força.
Finalmente, tome cuidado de quanto você reativa a mente com tempo em frente à televisão e computador antes de ir para a cama. Se você não dorme o suficiente, você começa a se sentir sem energia e termina se sentindo cada vez mais desse jeito.
Para relaxar antes de ir dormir, Boccio sugere fazer uma auto massagem nos pés: cubra a sola do pé com óleo de gergelim cru (você pode adicionar algumas gotas de um óleo essencial calmante como lavanda) e massageie por alguns minutos. Isso traz a energia para baixo no corpo, ajudando-o a se sentir estabelecido antes de dormir. Karen Macklin
Savasana (postura do cadáver)
Comece sentindo o apoio da terra debaixo de você. Mentalmente, escaneie seu corpo e perceba o nível de fadiga ou super estimulação. Enquanto se movimenta para a seqüência a seguir, segura cada postura por quanto tempo achar necessário.
Apanasana (postura dos joelhos no peito)
Traga um joelho até o peito, mantendo a outra perna estendida no chão. Troque os joelhos, e depois traga os dois joelhos até o peito. Essa postura ajuda a liberar a área dos rins, quando a fadiga é sentida frequentemente.
  
Jathara parivartanasana (postura da torção do abdômen)
Estenda os braços. Traga os joelhos sobre o lado direito e mantenha; troque de lado. Torções como essa aumentam a energia e trazem sangue fresco para os órgãos internos e área dos rins.
Janu sirsanana (postura da cabeça em direção ao joelho)
Entre na postura e mantenha; depois troque de lado. Essa flexão ajuda a acalmar o sistema nervoso.
Torção sentada
Faça uma torção leve para cada lado para ajudar melhorar a letargia e aumentar a energia.
Viparita karani (postura das pernas na parede)
Essa inversão calmante tira a pressão da parte mais baixa do corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco