Os Asanas do Yoga



Por Tânia Sílvia H. Pirani Souza
O yoga é uma filosofia de vida cujo objetivo é a união do corpo e da mente, da matéria com o espírito, o termo “yoga” quer dizer unir, ligar.  Significa levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do autoconhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior.
De acordo com esta filosofia, o ser humano é constituído de três aspectos: físico, mental e espiritual. O Yoga trabalha por meio dos Asanas (posturas psico-físicas), dosPranayamas (técnicas respiratórias) e da Meditação para oferecer saúde e bem estar.
Os Asanas foram desenvolvidos pelos iogues da Índia há milhares de anos, que perceberam ser impossível almejar uma evolução espiritual se ignorassem a saúde do corpo e da mente. O corpo e a mente devem estar em perfeita harmonia para facilitar à evolução espiritual.
As técnicas agem sobre todos os aspectos do ser humano, ajudando a eliminar perturbações físicas e emocionais.
Como o Asana é uma das partes do Yoga, se praticado isoladamente estaremos restringindo seu alcance.  A diferença está na prática conjunta das demais partes do Yoga, e também na filosofia por trás da prática, que levam o praticante a uma transformação profunda.
Na prática dos Asanas é fundamental estar presente no aqui e agora, mantendo a atenção não apenas na execução física primorosa da posição, mas também nos sentimentos, sensações, percepções e estados mentais e emocionais que o Asanas cria em nós.
A perfeição na prática do Asana é antes um estado mental de presença, uma atitude de completude, onde nosso corpo físico é um veículo e um reflexo de nosso mundo interno.

Os Asanas, práticados regular e conscientemente, trazem inúmeros benefícios físicos e mentais:
  • Soltam as articulações do corpo, alongam e tonificam os músculos, exercitam  os órgãos internos como o coração, pulmão, estômago, intestino, fígado, etc..
  • Exercem grande influência no funcionamento do sistema endócrino que, por sua vez, influência nossa conduta diária. O sistema endócrino consiste em diversas glândulas espalhadas pelo corpo, que secretam hormônios específicos para cada tipo de função exigida pelo organismo. O bom funcionamento deste sistema resulta na secreção da quantidade certa de hormônio na hora certa.
  • Harmonizam o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, digestivo e nervoso. O organismo humano é tão complexo e inter-relacionado que o mau funcionamento de uma única glândula ou sistema pode desestabilizar facilmente a unidade inteira.
  • Estimulam a circulação de Prana (energia vital) através dos Nadis (canais) que são facilmente obstruídos pelo stress. Esta energia chamada Prana é responsável pela boa saúde e equilíbrio do organismo. Tal como o sangue circula pelas veias e artérias, o prana circula pelos Nadis. Estes canais são facilmente obstruídos pela tensão constante no homem, causando uma inibição na circulação de prana por todo o organismo. Por auxiliar na livre circulação de prana pelo organismo, os Asanas também contribuem para maior clareza mental e tranquilidade.
  • Alteram positivamente o ritmo da respiração humana. O modo de respirar tem profunda influência sobre o estado mental. Em estado de tensão, o homem tende a respirar de maneira rápida, curta e irregular. Em estado de relaxamento, a respiração é lenta, prolongada e ritmada. Esta atenção com a respiração traz relaxamento físico e mental.
  • Asanas auxiliam a desenvolver a atenção. Na medida de sua possibilidade, o praticante deve estar completamente atento e entregue na prática do Asanas, sem qualquer interferência de pensamentos, preocupações, etc. Como os Asanas exigem atenção no movimento, alongamento, respiração e relaxamento dos músculos, não sobra muito espaço para divagar em outros pensamentos.
  • Mantém todo o organismo humano em perfeito funcionamento, auxiliando na prevenção e cura de doenças (físicas ou mentais).
Todos esses fatores acima mencionados se inter-relacionam para trazer harmonia física/mental e com o corpo e mente saudável.

Asana (Posições e Posicionamento)
  • Existe um vasto número de Asanas do Yoga, sendo que o período que um praticante se mantém estável no asana é denominado tempo de permanência. Ele pode ser medido pela quantidade de respirações (inspiração, retenção e expiração) realizadas durante a realização do asana.
  • O Asana quando plenamente conquistado deve ser firme e confortável. Durante a prática necessária para conquistar o Asana, o desconforto deve manter-se em níveis facilmente aceitáveis para o praticante. Portanto não use força excessiva para atingir a postura final.
  • As posturas devem se desenvolver harmônica e gradualmente de acordo com o grau de flexibilidade, força e concentração do praticante.
  • Os Asanas devem ser escolhidos com cuidado, enquanto algumas posturas complementam as outras, outras posturas diminuem os benefícios da previamente praticada.
  • Na medida do possível, o local da prática deve ser limpo, quieto e bem ventilado.
  • Use roupas leves e adequadas para a condição climática e que lhe permitam movimentar sem restrições.  As roupas devem permitir o livre fluxo sanguíneo e de energia pelo corpo.
  • A prática de estômago cheio é contra-indicada. Aguarde pelo menos 2 horas após uma refeição completa para realizar a prática.
  • A manutenção da postura estática final é o momento mais importante do Asana. Nesse momento, os músculos exigidos pela postura estão em seu maior grau de flexibilidade e determinados órgãos internos são massageados ou comprimidos de modo a permitir que um suprimento extra de sangue seja direcionado ou removido do local. Neste momento, os benefícios dos Asanas ocorrem com especial intensidade.
  • Após completar o movimento de um Asana, é importante deixar o corpo relaxar e restabelecer-se por alguns instantes antes de passar para o próximo Asana. Nesse momento, pode-se focar na respiração, na tranqüilidade mental, nos benefícios internos que a postura realizada acabou de lhe trazer.
  • Geralmente os olhos devem permanecer fechados, de modo que lhe permita concentrar no movimento. Para as posturas de equilíbrio, inicialmente, os olhos abertos e focados em um ponto costumam a auxiliar na manutenção do equilíbrio.
  • O aquecimento é uma preparação essencial do corpo, respiração e mente para a prática de Yoga. O Aquecimento físico previne lesões e permite uma prática mais harmônica. O aquecimento respiratório e mental potencializa todos os benefícios de sua prática.
  • A postura mental durante a prática de que está ganhando maior flexibilidade, força e controle sobre os músculos potencializam os efeitos da prática.
Ao final da prática, você deverá sentir-se revigorado fisicamente e mentalmente, caso isso não ocorra, significa que fez algo errado. Talvez tenha usado força excessiva para manter a postura.  Para tanto devemos estar atentos e presentes em nossa prática.
O praticante é o observador e o objeto de observação ao mesmo tempo. Se não prestarmos atenção em nós mesmos na nossa prática, não podemos chamá-la de Yoga, que é a prática de observação de si mesmo, sem julgamento, algo que experimentamos profunda e intimamente dentro de nós. Os Asanas representam o começo desta caminhada de auto-estudo que nos levará ao autoconhecimento.
Fontes Consultadas:
  • Bons Fluídos – Revista editora Abril
  • Cadernos de Yoga – Revista  editora comunidade do Saber
  • Site: wwww.inspireyoga.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco