Ioga melhora aprendizado da criança, diz especialista


Fonte: Revista da Hora
Autor: LUCIANA BUGNI
Publicação: 01/11/2008
Crianças agitadas e com dificuldades para se concentrar e relaxar podem ter melhoras significativas no comportamento praticando ioga.
Mães e Filhos
Por se tratar de um exercício leve, que não força o corpo dos pequenos e ainda os ensina a respirar, a perceber os órgãos do corpo e a se conhecer melhor, a atividade é recomendada pelos médicos.
i
"Eles melhoram a coordenação motora e a postura corporal. Emocionalmente, ganham estabilidade e capacidade de concentração, e o aprendizado na escola fica mais produtivo", afirma a professora de ioga e psicopedagoga Lucia Sandri.
Na aula, a tática de Lucia para entreter os pimpolhos é propor atividades lúdicas. Para isso, ela conta histórias, fala de magia, faz suspense e imita os animais. "Comparamos os ássanas [posturas] com os bichos. Uma das posições de que eles mais gostam é a do leão", conta a professora. "As crianças se entregam, imitam as garras do animal e até colocam a língua para fora e gritam", diz ela.
Segundo o médico do esporte Renato Domani, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a ioga ainda tem a vantagem de proporcionar uma evolução que varia de acordo com quem pratica. "É a própria criança quem dita o ritmo. A atividade não força partes do corpo como outros esportes, e o risco de estafa é menor", diz.
No fim, vira uma brincadeira. De acordo com Lucia, ao contrário dos adultos, os pequenos não têm preconceitos e, uma vez entregues à aula, tendem a ficar muito mais receptivos às propostas do que os mais crescidinhos.
As aulas são iguais, independentemente da idade, mas o tempo de permanência em cada postura é menor para as crianças. "Se um adulto agüenta cinco minutos, a criança fica só um ou dois e quer trocar de posição a toda hora", diz ela.
Matheus Travassos, 10 anos, pratica ioga há dois e deixou de sentir as dores de crescimento. "Foi muito bom para ele, melhorou também a coordenação motora", afirma o pai, Clóvis Travassos. Cícero Fernando Teixeira, 9, colega de Matheus na escola de ioga, diz que a prática o deixa com o corpo mais leve.
Porém, como a atividade mexe muito com a concentração e com a meditação, pode ser difícil, no início, fazer a criança aderir. Uma solução, segundo Domani, é os pais procurarem as aulas para incentivar os filhos. "Quando os pais praticam, os pequenos acabam interessados em imitá-los", diz.
Cuidados
Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados, pois há risco de contusões. Para Domani, não é bom que a criança repita muitos exercícios que sobrecarreguem a mesma parte do corpo. "É preciso fazer posturas alternadas para não machucar", diz.
Veja os benefícios da ioga para crianças
- Desenvolve a coordenação motora
- Melhora a postura corporal
- Dá estabilidade emocional
- Melhora o equilíbrio e a força
- Permite um bom alongamento dos músculos
- Fortalece os músculos e o sistema imunológico
- Melhora a capacidade de concentração e, conseqüentemente, o aprendizado na escola

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco