Anteversão e retroversão da pélvis
Por Gustavo Ponce
A pélvis – um anel osteoarticular fechado, composto por peças ósseas e três articulações – forma a base do tronco, sustenta o abdome e serve de união com os membros inferiores.
Anteversão pélvica
A anteversão pélvica é uma alteração biomecânica de equilíbrio e pélvica. Manifesta-se por uma rotação à frente e abaixo dos ossos ilíacos que formam a pélvis e por uma rotação do sacro para trás e para cima. Isso gera um aumento da lordose, que pode gerar dores, tensão muscular ou deixar a coluna mais propensa a sofrer com hérnias ou espondilólise e espondilolistese.
Essa alteração é muito mais comum do que se pode imaginar e pode ser observada principalmente nas mulheres jovens e sedentárias com má postura. Apresenta-se também em indivíduos de ambos os sexos com sobrepeso e obesidade, já que o peso do volume abdominal faz com que a pélvis "caia" para frente e para baixo.
Os músculos que causam a anteversão da pélvis são principalmente o iliopsoas, o eretor da coluna e o reto femural.
Nessa ilustração veem-se claramente os músculos que levam a pélvis à posição de anteversão.
Retroversão pélvica
A retroversão pélvica também é uma alteração biomecânica no equilíbrio pélvico. Manifesta-se por uma rotação para trás e para cima dos ossos ilíacos e por uma rotação do sacro para frente e para baixo. Isso é acompanhado por uma retificação da coluna lombar (adota um aspecto plano, sem curvas).
Essa alteração é menos comum do que a anteversão pélvica e se apresenta principalmente em pessoas sedentárias da terceira idade ou em pessoas com sequelas de doenças degenerativas da coluna, como espondilite anquilosante.
Os indivíduos com retroversão pélvica adotam uma postura em que não se observam as curvas da coluna de modo notório, já que toda a mecânica da cadeia coluna-pélvis-membros inferiores é afetada. Os músculos que levam a pélvis a uma retroversão são, principalmente, o reto do abdome, oblíquo externo, isquiotibiais e glúteo maior.
Essa ilustração mostra claramente os músculos que levam a pélvis à posição de retroversão.
Para corrigir a anteversão por meio de uma ação muscular é necessário alongar os músculos que levam a essa posição e fortalecer os músculos que levam a uma retroversão.
Gustavo Ponce é o criador do método Sattva Yoga, estuda e utiliza Yogaterapia, é a prova viva de que consciência pode levar à cura de qualquer doença e participará do Yoga pela Paz 2011. Para mais informações consultewww.sattvayoga.cl
Comentários