Acalme a dor


Por: Stephanie Woodard

Estudos mostram os efeitos de alívio da dor com a meditação
 

Da próxima vez que tiver uma dor de cabeça tensional ou uma dor temporária leve, tente meditar em vez de tomar analgésicos. Em uma série de estudos, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, descobriram que meditadores experientes eram menos sensíveis à dor e menos incomodados com isso do que os não meditadores. Exames de ressonância magnética do cérebro dos meditadores mostrou mudanças nas regiões relacionadas à dor, sugerindo que uma prática de meditação a longo prazo tenha efeitos acumulativos e duradouros de alívio da dor.
Mas mesmo se você não é um meditador experiente, talvez valha a pena tentar meditação para dor moderada a curto prazo. Em um estudo publicado no ano passado no Journal of Pain, pesquisadores deram três treinamentos de meditação de apenas meia hora para estudantes de uma universidade. A meditação reduziu sentimentos subjetivos de dor de choques elétricos durante o teste e aumentou a tolerância à dor dos estudantes.

O autor do estudo, Fadel Zeidan, pesquisador do Wake Forest University Baptist Medical Center, explica que o treino de meditação ensinou os estudantes a focar a atenção na respiração e, quando distraídos, a observar o fato sem autojulgamento, gentilmente trazendo a mente de volta à respiração. Ele diz que isso os ajudou a observar sentimentos dolorosos sem reagir, como fariam com qualquer outra distração (como um barulho ou uma coceira) e acalmou a experiência emocional da dor (o nível de ansiedade deles foi quantitativamente mais baixo enquanto meditavam).

“Dor é uma experiência subjetiva”, diz Zeidan. “A meditação é uma maneira de mudar o contexto dessa experiência. Na meditação você experimenta cada momento enquanto se desenrola, e percebe que não há motivo para reagir. Você avalia a experiência sensorial diferentemente”. 
 


Ervas curativas
Ervas podem aliviar a dor sem efeitos colaterais.

Se está procurando por alternativas holísticas para a medicação para dores e sofrimentos leves, experimente um desses remédios de ervas.

Músculos doloridos
Quando aplicada como pomada, a capsaicina (um composto nas pimentas picantes) diminui as mensagens de dor para o cérebro.



Cólicas menstruais
Gengibre é anti-inflamatório e ajuda a aliviar cólicas quando aplicado em forma de cataplasma. Embeba um pano em chá de gengibre morno, torça e aplique no baixo abdome.




Dor de cabeça tensional
Um pouquinho do óleo essencial relaxante muscular de hortelã-pimenta nas têmporas pode acalmar dores de cabeça tensionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco