O poder da mudança

Por: Camila Reitz

No meio de um dia muito agitado de mudança de endereço recebo um telefonema do pessoal da Prana Yoga Journal pedindo o título do texto para sair em destaque no próximo número da revista. Eu já havia pensado em algo, no entanto as idéias para o próximo texto estavam dentro do computador. Na minha cabeça só havia o pensamento: “vou fazer essa mudança devagar e com calma, curtindo para levar somente boas vibrações para o novo lar”. E ao meu redor o que conseguia ver eram caixas e mais caixas, o resultado do acúmulo de 34 anos de estrada. Então pedi cinco minutos para pensar no título do texto, foi ai que percebi o poder de estar retirando tudo do lugar para colocar em outro, em outra casa, em outro momento, com outra atitude. O título do texto surgiu: O poder da mudança.

Sempre acreditei no poder do Yoga em produzir transformações profundas. Sempre lembrei a mim mesma e aos alunos a importância desse processo ser lento para que através da tomada de consciência em relação aos nossos atos, a transformação acontecesse sem produzir traumas. Sempre tive consciência da importância de sabermos esperar a transformação acontecer. No entanto após perceber o poder do momento em que estava vivendo tive a clareza de que o Yoga pode e é um instrumento para produzir mudanças, num processo mais rápido e definitivo. 

Mudar significa pôr em outro lugar; dispor de outro modo; remover; deslocar; substituir; dar outra direção. Refletindo sobre o sentido da palavra percebemos que a mudança é quântica, e na verdade necessita apenas da consciência para dar outra direção. 

Ao estudarmos o sentido da palavra transformação, encontramos os seguintes significados: dar nova forma; tornar diferente do que era; transfigurar; metamorfosear, ou seja, trocar de forma. A transformação realmente acontece de forma lenta, onde uma mesma coisa através do tempo se torna outra, como a lagarta que através do processo do tempo se transforma em borboleta. 

A transformação é um processo mais lento que requer paciência e entrega, e ao mesmo tempo é também gentil e carinhoso, pois através do tempo vai lhe mostrando a possibilidade de lidar com o novo. Em muitos casos este é o processo ideal para encarar a idéia de ser diferente. O corpo, por exemplo, não aceita facilmente as mudanças, ele necessita de tempo, paciência e perseverança para conseguir aceitar uma nova postura. Sabemos que ao forçarmos o processo de mudança no corpo acabamos tendo dores e lesões, por isso é através do processo de transformação que o corpo reage de forma positiva.

Já a mudança é um processo muito forte, mais rápido, onde através do conhecimento sobre mim mesmo e da minha própria escolha, mudo completamente a direção, me abrindo para o novo, o inesperado, o desconhecido. Talvez todo esse poder seja o maior empecilho do processo de mudança. 

Para alguns a mudança produz uma grande excitação e alegria, porém para a maioria das pessoas esta possibilidade traz com ela também muito medo. Para lidar com o novo é necessário criar espaço jogando fora nossas referências e também velhos padrões, isso acaba produzindo a impressão da perda do próprio chão. Mas na verdade o que acontece é que acabamos ganhando um novo espaço, um novo chão com infinitas possibilidades, com novos caminhos para trilhar. 

Agora lembrando da minha mudança de endereço, percebo que crie muito espaço para o novo ao doar objetos que já não me serviam mais. Refleti sobre algumas formas de encarar situações na vida que também já não me serviam mais. Mudei, levando para a casa nova, novas atitudes. 

Você não precisa mudar de endereço, pode apenas doar aquilo que não lhe serve mais, criando espaço físico para o novo entrar. Com certeza essa mudança irá se refletir no seu interior, afinal para doarmos necessitamos também aprender a lidar com o apego, esse pode ser apenas um exercício para que você crie coragem de retirar de dentro aquilo que não lhe serve mais e de uma hora para a outra simplesmente mudar se abrindo para o novo.

Experimente!

Om shanti

Camila Reitz pratica Yoga há 15 anos, estudou no Brasil, Índia, Estados Unidos e Austrália, é diretora do Yogashala em Florianópolis e ministra Curso de Formação para Professores de Yoga em Curitiba e Florianópolis. www.devi.com.br/formacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco