Chakrasana ou postura da ponte.
Essa postura adquiriu a designação de Chakrasana, por estimular os chakras principais (os nossos centros energéticos). À semelhança de outras retroflexões, atua numa série de músculos e plexos nervosos, na coluna e no sistema nervoso, bem como nas glândulas de secreção interna.
É uma posição que exige força e equilíbrio, com todos os benefícios inerentes a esses estímulos.
Benefícios:
- Assegura flexibilidade e vitalidade para a coluna vertebral, nervos e para grande parte da musculatura, tendo assim um efeito vigoroso e rejuvenescedor.
- Trabalha intensamente os músculos dos braços e das pernas e as respectivas articulações; do pescoço à base da coluna, fortalecendo toda rede muscular até os pés.
-Ao irrigar gânglios nervosos de ambos os lados da coluna e o cérebro, assegura um fluxo mais livre, dando vivacidade intelectual, aumento da memória e estimulação psíquica e, ainda, tonifica os nervos superiores que servem à visão, audição, olfato e paladar, dando equilíbrio e eficiência ao funcionamento destes.
- Contribui na regularidade do ciclo menstrual e do funcionamento órgãos sexuais.
- Estimula as tireóides e cura desarranjos da traquéia e laringe, graças à abundante irrigação local.
- Favorece toda atividade endócrina, com surpreendentes para saúde psicossomática em geral.
- Dada sua intensa irrigação sanguinea pelo corpo, em sentido inverso e complementar ao cotidiano, o sistema cardiovascular é altamente beneficiado.
- Fortalece fígado, pâncreas e rins.
Comentários