A Importância dos asanas



Antes de falar em asana, gosto de mostrar como olhar para o corpo é importante em várias tradições. Ppraticamente todas as religiões têm algum tipo de instrução sobre a alimentação, jejum e a importância do cuidado com a saúde, bastante enfatizado no judaísmo, por exemplo.

Os psicoterapeutas humanistas buscaram novas formas de tratar a psique pelas abordagens corporais, pois apenas a resolução de conflitos psíquicos não bastava mais. Era hora de unir o ego à força do corpo.
Mestres contemporâneos como Gurdjieff e seu trabalho para o desenvolvimento máximo do potencial humano também deu bastante atenção ao corpo, criando um programa de movimentos sagrados.
O conhecimento de que mexer com o corpo é uma forma autêntica e eficiente para trabalhar as emoções e os pensamentos e desenvolver percepções mais refinadas não é exclusividade do yoga.

Nossos corpos são uma composição única de cinco elementos, os mesmos que estão na natureza. Esta composição é de um jeito ou de outro dependendo da quantidade de cada elemento que a compõe. O Ayurveda, por exemplo, tem essa concepção, porém, não somos apenas matéria visível e palpável. Essa matéria que identificamos como nosso corpo é quase totalmente pura energia, mas não conseguimos perceber isso.

Recebemos múltiplas influências a todo tempo e tudo isso se mescla com o estado atual de cada um dos nossos centros físico /emocional/ mental.

O resultado que vai produzir em nós e de certa forma se tornar também uma parte de nós, depende do nosso estado e das influências que recebemos.

Uma parte não depende de nós. As influências que vêm de fora, mas o nosso estado pessoal, esse sim, é nossa responsabilidade nos mantermos bem. Aqui entram os asanas.Uma das primeiras razões porque os ásanas fazem bem e a mais simples delas é puramente o fato de que para praticar asanas você tem de trazer a atenção para o corpo, sacudir a preguiça, que segundo ensinamentos iniciáticos é o trem que leva para todos os outros males da vida. Mas até aí os esportes também fazem isso muito bem.

A prática de asanas é baseada no conhecimento não apenas da anatomia visível de nosso corpo físico, mas também da anatomia energética do corpo. E com este conhecimento – que não sabemos exatamente como surgiu – os asanas desencadeiam no corpo físico descargas de energia vital purificadora e restauradora. Também desencadeiam uma espécie de “desconstrução” de amarras endurecidas em torno de nossos cinco corpos. Isso nos liberta de boa parte dos nossos sofrimentos e nos aproxima de nossa verdadeira natureza, como um resgate.

Todas as religiões, sistemas filosóficos e de educação têm como objetivo o aprimoramento do caráter humano, possibilitar mais alegria ao ser humano e construir uma sociedade mais justa e equilibrada.
Segundo Patañjali, nos Yoga Sutras, a raiz de todo sofrimento é a ignorância do Homem (avidya) sobre sua verdadeira natureza e sobre o universo e seu funcionamento em geral. Todos os sistemas têm como intenção nos oferecer conhecimento, informações e também práticas para que possamos nos colocar nas condições propícias para que esse aprimoramento possa acontecer.

Com um corpo doente você tem bem menos disposição para superar as dificuldades “naturais” do caráter humano, que exigem dedicação e energia para serem superadas. Algumas tendências da psicologia não acreditam que podemos remover os condicionamentos, mas apenas substituí-los por outros, e, se formos inteligentes, por outros mais saudáveis. (Alguém tem a resposta exata para esta questão?)

Mas como se formam os samskaras? Eles são respostas à estímulos externos identificados como “ameaçadores” ou “prazerosos”, são reações mecânicas “rápidas como um raio”, mecanismos inconscientes de defesa psíquica que têm sua correspondência corporal.

Como diz B.K.S. Iyengar em seu livro “Luz na Vida”, nossa condição humana imperfeita nos proporciona uma possibilidade: a possibilidade de evoluir. Não devemos ver a condição humana como motivo de pesar, mas desenvolver a consciência interna para a realização de nossas aspirações pelo sucesso individual e progresso global.

E para manter acesa a chama de nosso empenho de levantar da cama a cada manhã para celebrar alegrias e superar obstáculos, existem os asanas, verdadeiros presentes trazidos de consciências superiores para nos auxiliar na possibilidade de realizarmos todo nosso potencial e natureza originais: calor, harmonia, amor, alegria, paz.


lillyhastings@ajato.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco