Prana Mudra


Por Gustavo Ponce (trecho do livro Sattva Yoga) 

Sattva Yoga é o Yoga do equilíbrio e da harmonia. Criado por Gustavo Ponce, caracteriza-se pelo alinhamento corporal e a precisão dos movimentos e das posturas que trabalham essencialmente o estiramento das principais cadeias musculares do corpo, o aumento da flexibilidade dos quadris e o fortalecimento de toda a musculatura que ampara a coluna vertebral. A prática previne, alivia e corrige distúrbios da coluna. 

A respiração e o trabalho energético são os fios condutores dessa prática. A imposição das mãos sobre os chakras (prana mudra, algo similar ao reiki japonês) é uma das principais técnicas do Sattwa Yoga e trabalha diretamente sobre o controle da energia corporal.
Em geral o método atende todos aqueles que desejam trabalhar o corpo de forma consciente, pessoas que sentem dores na coluna vertebral, bem como aqueles que desejam encontrar-se com sua verdadeira natureza e atingir um estado de equilíbrio e autonomia.

Energia ao seu alcance
Prana Mudra é uma parte muito importante, essencial do método. Durante a sequência, aparecem muitos mudras [gestos]mas prana mudra em Sattva Yoga é o mais importante. Usa-se para estimular os vórtices energéticos ou chakras por meio da focalização da mente neles e através da energia condensada que emana da palma das mãos em forma de cócegas ou formigamento.

  
As mãos devem ser mantidas a certa distância do corpo e não devem tocar-se. Normalmente aplicamos prana mudra depois de fazer nauli (saiba mais AQUI) ou posturas em pé. Além dos efeitos sobre a harmonização e equilíbrio dos chakras,as pausas geradas pela aplicação de prana mudra servem também para estabilizar as batidas do coração. Esta é uma característica do método, pois esses segundos que aplicamos prana mudra nos permitem “saborear” também os efeitos do trabalho executado sobre o corpo e a mente.

Comentários

Unknown disse…
Legal demais Tati, vou tomar coragem. Bjos.

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco