Equilibre suas emoções


Aprenda a surfar pelas emoções e nunca ficará sem equilíbrio



Lá estava: aquele post-it amarelo gritando: “Ligue para o Sam.” Sam era meu antigo senhorio e ele me devia um depósito de aluguel, uma boa quantidade de dinheiro que eu poderia usar no pagamento da hipoteca. Já tinha meses desde que eu tinha me mudado, mas não havia ligado ainda, parte porque Sam ficava bravo facilmente e parte porque ele sempre me fazia sentir como uma criança de seis anos frente ao valentão da escola. Apenas pensar em ligar para ele me deixava ansioso.

Felizmente, depois de anos “surfando pela onda”, uma técnica essencial na prática de Kripalu Yoga, aprendi como perceber e explorar sentimentos desconfortáveis. Enquanto eu pensava sobre o telefonema, aprofundei minha respiração e senti o aperto no estômago diminuir, apenas para ser substituído por náusea, que se transformou em um sentimento de desamparo, e medo em seguida. Enquanto esses sentimentos se intensificavam, conscientemente eu relaxei o corpo e decidi dar boas vindas o que aparecesse. De repente, um pensamento apareceu em minha cabeça. “Você tem um contrato de aluguel. Você ficará bem. Ligue para ele.” Eu imediatamente me senti aliviado e confortável o suficiente para ligar e negociar com uma mente clara e um corpo relaxado.

Por mais de um ano eu tinha temido fazer uma ligação de 10 minutos. Mas “surfando a onda” do desconforto eu era capaz de acessar um senso de equilíbrio interno e assumir um desafio com mais coragem e confidência. Eu praticava essa técnica com frequência quando fazia asanas para abraçar completamente o presente; usá-la em minha vida diária me ajudou a cultivar um sentido de equanimidade e estabilidade.


Ondas de resistência
Quando as coisas ficam difíceis, a maioria de nós contorna o mal-estar nos distraindo com raiva, entorpecimento, trabalho, ou substâncias que temporariamente aliviam a dor. Isso porque somos peritos em resistir ao momento presente, especialmente quando é cheio de coisas difíceis ou desgradáveis.

Frequentemente você pode sentir essa resistência como uma onda de sensação e emoção. Algumas ondas são pequenas e levemente irritantes. Outras podem ser como maremotos, levando-o a um mar de pavor, medo e ansiedade.
Quando você começar a sentir essa resistência, tente ficar com ela e testemunhar a agitação interna em vez de ser sugado por isso. Se você puder, com sucesso, surfar pelas ondas da sensação e emoção, chegará ao estado compaixão e sabedoria.

Então, como você pode se mover do medo e ansiedade para o discernimento e liberdade? O segredo é prestar atenção às sensações e sentimentos que os acompanham. Cada vez que você foca na respiração, cada vez que relaxa e escuta seus sentimentos, você se abre para o presente.

Quando você simplesmente testemunha seus sentimentos em vez de reagir a eles, você permite que sua vida se desenvolva organicamente e abre uma porta para uma maior compreensão e simpatia. Mais importante, você desenvolve sua capacidade de ser livre em um mundo frequentemente desafiador e turbulento. 
Jonathan Foust, M.A., antigo professor e presidente do Kripalu Center, conduz retiros de Yoga e meditação e formação de professores por todo o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco