Espaço abençoado



Motive-se dedicando um espaço para o Yoga dentro de sua casa
 


Uma tarde de inverno, o céu está cinza. Saio pela porta de trás de minha casa e vou para o que costumava ser uma garagem. Enquanto as portas se abrem, subo para entrar no local. Mesmo nesse dia escuro, um fio de luz entra pela claraboia no teto. Ando até a janela, acendo uma vela, pego minha almofada de meditação, e me ajeito. Todo dia, 20 minutos. E tudo por causa desse lugar.

Por anos, eu e meu marido fantasiamos em adicionar um espaço em nossa pequena casa criando uma edícula na lateral do jardim. Dois anos atrás, finalmente fizemos.

Sabíamos que queríamos um escritório e um quarto de visitas. Mas uma vez que construímos, o lugar parecia ter suas próprias ideias – ou talvez nossas necessidades mais profundas foram sentidas.

A edícula foi terminada no meio de um inverno longo e chuvoso. Na maioria dos dias, era fácil não se aventurar pelo jardim; em algumas semanas eu mal entrei no espaço. Achei que tínhamos construído um caro “elefante branco”.

Mas veio a primavera, e a edícula chamou. Não tínhamos muitos móveis ainda, e o brilhante piso novo parecia um convite a um tapete de Yoga. Como o espaço tinha bastante luz natural, gostava de ir lá. Como era silencioso, meditar se tornou fácil. Quanto mais tempo passava no lugar fazendo Yoga e meditando, mais queria estar lá. Agora, toda minha vida parece mais espaçosa e calma. É algo lógico: você tem uma cozinha onde cozinha, um quarto onde dorme. Se quer fortalecer sua prática de Yoga, por que não criar um espaço dedicado a isso?

“Na cultura ocidental, o espaço sagrado é quase sempre fora da casa,” diz a arquiteta e design de interiores Sarah Susanka, autora da série Not So Big House e Not So Big Life. “Criando um espaço em casa, você está construindo a prática dentro de sua vida diária.”

O espaço não precisa ser um prédio ou mesmo um quarto separado. Um canto de um quarto, um porão, ou mesmo um corredor pode funcionar. O crucial, diz Sarah (cuja prática meditação desabrochou depois de criar um pequeno santuário no sótão), é esculpir algum tipo de espaço.



Algumas dicas de como criar seu oásis:

Faça-o privado. “Você precisa de um espaço que pareça seguro,” diz Sarah. Arranje um biombo ou, se o espaço tem portas, feche-a e deixe todo mundo saber que não quer ser perturbado. Desligue o telefone.

Deixe-o bonito. “Quanto mais bonito é, mais vai querer ficar lá,” diz Sarah. Os seres humanos são atraídos pela luz natural, então arrume uma janela se puder. (Se a janela tem uma vista não inspiradora, você pode cobrir com papel-arroz japonês.)

Seja simples. Mantenha os props à mão, e coloque flores e outros itens que ama em uma prateleira ou altar. Mas mantenha a bagunça de fora.

Faça acontecer. “As pessoas geralmente usam a ‘falta de espaço’ como razão para não fazer algo,” diz Sarah. “Quase nunca é verdade. Conheço uma mãe com duas crianças pequenas que faz meditação em seu banheiro.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco