Harmonize seus chakras


Técnicas podem ajudar no processo; workshop no Rio de Janeiro ensina como fazer


Por Thays Biasetti
Nosso corpo possui sete centros de energia psíquicas de diferentes vibrações chamados chakras, que em sânscrito significa rodas de luz. Esses centros estão localizados ao longo da coluna e são ligados por vários canais de energia ou correntes de nervos sutis, conhecidos como nadis, espalhados por todo o corpo.

Muito se fala nos chakras e na influência que eles têm no bem-estar das pessoas, mas muitas vezes se torna difícil entender como isso funciona. “Há três principais nadis dentro de nós: o sushumna, opingala e o ida. O sushumna nadi vai do cóccix até a cabeça, passando pela coluna. O pingala nadicomeça no cóccix e vai até a narina direita, em forma de onda. E o ida nadi vai até a narina esquerda. Esses canais levam para cima e para baixo o prana que absorvemos do universo. Quando o prana está desequilibrado, nós geramos também um desequilíbrio nos chakras, ou vice-versa, por causa deste mecanismo de feedback, fazendo com que o corpo permaneça sem harmonia energética. “Quando a pessoa não pratica Yoga corretamente, ou tem a respiração desregulada, há a um desequilíbrio prânico, do corpo energético”, diz a professora Eliane Calado, do espaço Yoga Dinâmica, de Salvador, na Bahia.

O desequilíbrio dos chakras leva a um mal-estar emocional e pode até causar doenças físicas. “Nossos estados mentais estão sempre relacionados com as propensões mentais dos chakras, que chamamos devrttis. Se estamos em um estado mental bom é porque os vrttis positivos estão em evidência e os chakras estão em harmonia. Quando sofremos de algum distúrbio psíquico existe algum desequilíbrio em um ou mais chakras. Para exemplificar um distúrbio muito comum, o estresse. O estresse é um forte desequilíbrio do terceiro chakra que está ligado às glândulas supra-renais, que secretam os hormônios do estresse. A depressão é um desequilíbrio do quarto chakra e por aí vai,” explica o professor Mahavir Thury.
Mas, então, como podemos fazer para harmonizá-los para ganhar mais saúde e bem-estar? Mahavir diz que o equilíbrio dos chakras depende de vários fatores e algumas técnicas podem ajudar no processo. “Algumas práticas yogis promovem este equilíbrio, desde asanas, alimentação, até meditação e uso de mantras”, comenta.


Equilibrando os chakras
Mahavir e Paulo di Stasi vão oferecer um workshop no Rio de Janeiro para quem quer aprender a harmonizar esses centros de energia. Os palestrantes vão explicar sobre os vrttis e as propensões mentais; chakras, glândulas e hormônios; aplicações na vida; asanas; bijas; e outros assuntos relacionados. “Nosso workshop vai ser teórico e prático. Teremos canto de mantras de abertura, uma aula de Yoga suave e meditação. E é aberto para todos os interessados,” diz o professor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco