As raízes do Yoga


Por: Mara Carrico

Um guia de iniciantes da história do Yoga
 

Tradução: Thays Biasetti

Sânscrito, a língua indo-europeia dos Vedas (textos antigos religiosos da Índia), deu início tanto à literatura quanto às técnicas do Yoga. Uma definição da palavra sânscrito, “bem-formado, refinado, prefeito ou educado,” conota essência e clareza, qualidades exemplificadas e nas práticas de Yoga.

A palavra sânscrita Yoga tem várias traduções e pode ser interpretada de várias maneiras. Vem da raiz yug e originalmente significa “engatar”, como amarrar os cavalos em uma carroça. Outra definição era “colocar a uso ativo e intencional.” Ainda outras traduções são “unir, juntar, ou concentrar.” Essencialmente, Yoga descreve um significado de unidade, ou um método de disciplina. Um homem que pratica essa disciplina é chamado yogi ou yogin; um praticante feminino,yogini.

O Yoga surgiu de uma tradição oral em que o ensinamento era transmitido diretamente de professor para aluno. O sábio indiano Patanjali tem sido credito como o compilador dessa tradição oral em seu trabalho clássico, o Yoga Sutra, um tratado de 2 mil anos na filosofia do Yoga. Uma coleção de 195 afirmações, o Sutra fornece um tipo de guia filosófico para lidar com os desafios de ser humano. Dando orientação em como ganhar domínio da mente e das emoções e conselho sobre o crescimento espiritual, o Yoga Sutrafornece uma estrutura em que todos os Yogas praticados hoje se baseiam. Com“linha” como sigficado literal, Sutra também tem sido traduzido como “aforismo”, que significa uma declaração sucintamente formulada da verdade. Outra definição de sutra é a “condensação da maior quantidade de conhecimento na mais concisa descrição possível.” Mantendo esses significados em mente, podemos pensar na arte e ciência do Yoga como um tipo de tapeçaria magnífica que é tecida pelos seguimentos das verdades universais.

Inicialmente, a disciplina do Hatha Yoga – o aspecto físico do Yoga – foi desenvolvida com um veículo para meditação. O repertório do Hatha Yoga preparava o corpo, e particularmente o sistema nervoso, para quietude, criando a força física necessária e vigor que permitiam à mente ficar calma.

A palavra hatha também tem várias traduções. Com ha significando “sol” e tha significando “lua”, temos a interpretação comum de Hatha Yoga como “uma união de pares de opostos.” Uma tradução mais técnica é “força ou esforço determinado.” Portanto Hatha Yoga, o “Yoga da atividade”, é o Yoga que aborda o corpo e a mente e requer disciplina e esforço. É o Yoga que podemos sentir, que podemos experimentar, aqui e agora. Hatha Yoga é um método poderoso de autotransformação. É o mais prático dos Yogas, e sábios têm recomendado sua prática de alguma forma durante milênios como preparação para todos os outros Yogas. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco