Yoga para iniciantes – prática matinal em 7 passos


A proposta desta dica é mostrar que é possível trazer o yoga para o seu dia a dia de forma simples, segura e eficiente. Esta sequência é excelente para iniciantes, mas também é muito útil para praticantes mais experientes que não conseguem dispor de tempo suficiente para uma pratica mais elaborada ao acordar. Além disso, ela é indicada para aliviar e prevenir dores nas costas.
Reserve apenas 20 minutos e experimente! E depois gostaria de contar com o seu relato: Como foi começar o dia dessa forma?
Boa prática,
Om. Gratidão. Independente da sua visão de mundo, ao acordar, evoque em você uma gratidão por estar vivo, por respirar, pelas suas capacidades, por seus conhecimentos, pelas coisas de que dispõe.
1. Hidroterapia. Beba um copo de água ainda em jejum e tome um banho. A higiene tem papel fundamental no yoga, tanto externa quanto internamente.
ioga para iniciantes dicas como fazer yoga2. Conexão harmoniosa entre mente e corpo. Em uma superfície plana, se não tiver o clássico tapetinho de borracha use uma canga de praia, se o chão estiver frio, além da canga use também uma toalha seca para conter a friagem. Na cama, não! Sente-se de forma confortável, de preferência com as pernas cruzadas e ajeite sua postura. Então, para estabelecer uma boa conexão entre mente e corpo, na inspiração eleve os braços como se estivesse se espreguiçando e na expiração desça os braços lateralmente até a altura dos ombros. Volte com os braços para cima enquanto enche os pulmões e desça os braços lateralmente enquanto esvazia. Siga entre essas duas posições permitindo que a respiração conduza todo o movimento dos braços. Faça 12 respirações associadas a esse movimento.
ardhakurmasanasa--serie-de-yoga-detox-acabar-prisao-de-ventre-tartaruga3. Liberação de tensões musculares. Sente-se sobre os ísquios e junte as solas dos pés afastados do corpo na distância do seu antebraço. Segure os pés e inspirando aproveite essa “alavanca” para crescer com o tronco e abrir o peito, na expiração vá descendo cuidadosamente com o tronco para frente, chegando no seu limite de descida, apoie os cotovelos nos joelhos e relaxe nessa posição por 21 respirações. Nessa posição, além de beneficiar o sistema digestório, tensões musculares causadas pelo esteresse são liberadas e a capacidade pulmonar é expandida.
Yoga para iniciantes4. Tração da coluna vertebral. Em seguida, deite-se em decúbito dorsal (com as costas no chão) procurando alinhar pelve, coluna e cabeça. Flexionando os joelhos, segure eles conforme a imagem. Não force, apenas deixe os braços pesarem e relaxe os ombros. Permaneça nessa posição por 21 respirações.
Neste asana promovemos uma suave tração na coluna vertebral, liberando espaço entre as vértebras e descomprimindo os discos de modo a permitir sua hidratação, o que é fundamental para manter a vitalidade de suas células e para que eles cumpram seu papel de amortecimento ao longo do dia. Recomendo que faça esse ásana também no final do dia.
yoga para iniciantes ponte5. Abertura do peito e alinhamento da coluna. Partindo da posição anterior, com os joelhos flexionados, coloque os pés no chão próximos ao corpo, observando a largura do quadril e deixando-os paralelos um em relação ao outro. Coloque os braços esticados ao lado do corpo de maneira que você consiga tocar seus calcanhares. Gire a palma das mãos para cima, deixando os braços e o dorso das mãos apoiadas no chão (ajuste das mãos diferente da imagem). Inspirando, eleve o quadril, empurrando o chão com os pés. Permaneça com o quadril elevado por 12 respirações. Quem tem hipertireoidismo não vai permanecer na posição final, irá elevar o quadril na inspiração e na expiração retornará com a coluna ao chão, vértebra por vértebra. Caso tenha algum problema sério na coluna cervical não faça esta posição sozinho.
6. Respiração abdominal para os que já acordam em 220v e Kapalabhati para os que acordam com sonolência.
7. Meditação para desenvolver a capacidade deyoga para iniciante meditação se concentrar. Volte para a posição inicial. Sentado com a coluna reta para facilitar o fluxo respiratório, relaxe as partes do corpo que não atuam para manter a postura em que você se encontra. Feche os olhos e fique consciente do fluxo natural da respiração (apesar de não controlar, você sabe quando está inspirando e sabe quando está expirando… não perca nenhuma respiração). Contemple o ar passando pelas narinas. Caso sua atenção se disperse, pacientemente traga-a de volta para a respiração. Finalize assumindo o controle da respiração, inspirando profundamente. Devagar, movimente os dedos das mãos e por fim se espreguice. De acordo com sua rotina, você pode reservar de 3 a 10 minutos do seu dia para esse trabalho meditativo que pode ser feito também independente do resto da prática aqui sugerida.
Om
Por Gilberto Schulz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco