YOGATERAPIA - Pesadelos de ponta cabeça



Não tenha pressa e faça invertidas com segurança e satisfação
 

Em uma cultura que enfatiza a competição e a conquista, alguns praticantes estão claramente se lançando em invertidas muito cedo. Adicione isso à natureza inconstante da prática de muitas pessoas – uma aula por semana no máximo – e classes com muitas pessoas em que o professor não consegue ver todo mundo, e você tem a receita de um desastre em potencial.

Sirsasana (invertida sobre a cabeça) esarvangasana (invertida sobre os ombros) são posturas sedutoras – fisicamente desafiadoras, visualmente dramáticas e emocionantes. Também surpreendentemente acessíveis. Apesar das limitações de rpoblemas na lombar ou isquiotibiais, a maioria dos praticantes consegue entrar em uma invertida de maneira relativamente fácil.

Mas tanto iniciantes como praticantes antigos estão aparecendo nos consultórios de médicos, quiropráticos e profissionais de saúde com compressão da coluna superior e mobilidade reduzida no pescoço, presumidamente da prática de invertidas.

Felizmente, você não tem que se tornar uma vítima do Yoga, saltando para invertidas antes que esteja pronto. Se for novo no Yoga, faça as coisas no seu tempo – um ano (ou três) não é tanto assim. Trabalhe em estreita colaboração com um professor atento e conhecedor. Faça aulas regularmente. Aprenda o fundamental: encontre a extensão da coluna, abra os ombros e desenvolva equilíbrio, clareza e força primeiramente nas posturas iniciantes. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco