Sapiência!


7 maneiras de deixar seu cérebro em forma para a vida toda
 


























Com o passar dos anos e o seu amadurecimento – não só na prá­tica de Yoga como na vida – sua mente continua a crescer e mudar de maneiras positivas. Isso pode surpreendê-lo, porque a mídia mostra mais o que o cérebro perde ao longo do tempo.

Luigi Ferrucci, PhD e diretor do Baltimore Longitudinal Study of Aging, o instituto com pesquisas mais antigas na área, aponta que a maioria de nós não sofrerá as doenças da mente associadas com o enve­lhecimento, como Alzheimer e outras formas de demência: “você pode perder algum vocabulário ou ter uma memória menos perfeita, mas verá melhora em habilidades como combinar palavras e ideias di­vergentes e criar novos conceitos”. Isso acontece porque certas áreas do cérebro encolhem à medida que envelhecemos enquanto outras (muitas vezes adjacentes) crescem, de acordo com a última pesquisa.

Ayurveda, o sistema de medicina ancestral da Índia, expõe ideias simi­lares, diz Carrie Demers, diretora médica da Himalayan Institute Total Health Center, na Pensilvânia. Enquanto você envelhece, uma energia sutil chamada vata, ou energia do ar, aumenta em seu corpo. Se essa energia não está em equilíbrio, pode fazer com que você se sinta desliga­do e esquecido. A concentração se dissipa e os pensamentos tornam-se desarticulados. Mas se o vata está equilibrado com uma rotina saudável, ervas, boas relações sociais, contribui para uma expansão maravilhosa das nossas capacidades mentais”. O resultado, segundo Demers, é que você se torna mais criativo e capacitado para lidar com ideias complexas.

Ferrucci ilustra os efeitos positivos do envelhecimento na mente hu­mana com o lendário pianista clássico Vladimir Horowitz (1903-1989), que foi considerado tecnicamente perfeito quando jovem. “Quando Horowitz ficou mais velho, ele era menos perfeito tecnicamente, mas entendia muito mais a música; como resultado ele conseguiu transmi­tir sua emoção com o significado”. Similarmente, embora seja mais difícil para você aprender coisas novas com o passar do tempo, você fica mais ágil em abordar e elaborar sobre o que você já aprendeu com nova profundidade e sofistificação.


Supercérebro em 7 passos 
De acordo com os médicos especialistas, você pode manter a sua mente com bom desempenho. Tente fazer os itens a seguir para dar-se a melhor chance possível de ficar concentrado e criativo começando agora. Como sábios ancestrais e cientistas modernos concordam, sabedoria é um presente do tempo.


1 Deixe o sol entrar
A Vitamina D não ajuda só a metabolizar cálcio e manter os seus ossos fortes: pesquisas que sugerem que é também essencial para a função cognitiva vêm tomando corpo. Segundo um estudo feito em 2007 pela Unifesp a pedido do fabricante do suplemento Centrum, a farmacêutica Wyeth, 99% dos brasileiros não absorvem o total necessário de vitamina D. 
Para assegurar-se de que você obtém o suficiente, passe um tempo ao ar livre (sem ser nos horários de pico do sol) sem protetor solar.


2 Tome um tônico para o cérebro
Há milhares de anos, médicos ayurvédicos prescrevem ervas para manter o cérebro aguçado.
• Eles recomendam a erva brahmi (também chamada de gotu kula, à venda em clínicas ayurvédicas e lojas naturais) como uma medhya rasayana – um tônico ou rejuvenescedor cerebral. “O brahmi é calmante mas não sedativo, e assim inspira o fluxo de ideias”, diz Demers, que recomenda ingerir a erva em forma de extrato, misturando 30 gotas em um um copinho (do tipo que usamos para xarope) de água duas vezes ao dia.
• Outro “turbo cerebral” é chyavanprash, uma geleia medicinal deliciosa feita com mais de 40 ervas e minerais. Pesquisas sugerem que sua alta concentração de vitamina C e outros antioxidantes seja provavelmente a chave de sua força. Demers recomenda misturar uma colher de chá ao leite morno ou espalhá-la em um biscoito: “A receita original foi perdida nesses milhares de anos, mas essa geleia sempre inclui ghi, amla e meia dúzia de ervas benéficas para a mente.


3 Faça novos amigos
Encontros interessantes com outras pessoas – como dançar, viajar e fazer trabalhos voluntários – diminuem os riscos de demência. Ferrucci cita um estudo no New England Journal of Medicine que sugere que atividades sociais estimulam áreas do cérebro que podem eventualmente compensar outras áreas que começam a atrofiar com a idade.


4 Pense positivo
Pensamento negativo não é ruim apenas para o seu humor – para o cérebro também. Raiva crônica, ódio e ressentimentos produzem estresse, fazendo que as suprarrenais liberem cortisol, explica o psicólogo PhD Jeffrey M. Greeson. Com o tempo, altos índices de cortisol encolhem o hipocampo (a área do cérebro associada a memória e emoções) e causam mais pensamento negativo.


5 Aumente a B12
Estudos comprovam que a deficiência da vitamina B12 está relacionada à perda de memória. A maneira mais fácil de obter essa vitamina é comendo ovos, laticínios e carne, mas se você é vegano, pode obter B12 em alimentos fermentados como missô, kimchi ou picles feitos em casa.


6 Assente-se
Pesquisas têm mostrado repetidamente que meditar regularmente pode manter sua mente ágil e clara. Segundo Greeson, que recentemente analisou 52 estudos para um artigo na revista científicaComplementary Health Practice Review, pessoas que praticam meditação mostram atividades melhores em áreas do cérebro associadas a atenção e concentração. Suas mentes são mais ágeis, sua habilidade de concentrar e memorizar é mais forte e elas têm um sentido de bem-estar maior do que pessoas que não praticam meditação.


7 Mexa-se
Exercícios regulares (até caminhadas) são a sua principal arma contra o enfraquecimento cognitivo, diz Ferrucci. Um estudo de 2011 sugere que o hipocampo, que tipicamente começa a encolher no cérebro entre 55 e 60 anos, pode aumentar de volume significativamente nas pessoas que caminham por apenas 40 minutos por dia, três vezes por semana, assim aumentando a memória especial. Isso significa que você tem menos probabilidade de esquecer onde você largou a chave do carro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco