AS VIRTUDES DO YOGA, POR GEORG FEUERSTEIN

AS VIRTUDES DO YOGA, POR GEORG FEUERSTEIN

Trechos do livro mais recente do filósofo alemão radicado no Canadá:

"Sociedades tribais saudáveis do passado nunca foram infestadas por epidemias de roubo como no caso de nossa civilização moderna. O seu caráter essencial igualitário, que desaprovava que alguns indivíduos possuíssem mais do que outros, tornava o roubo uma ocorrência bastante rara..."

"As tradições yogues não são as únicas a designar a ambição de vício capital. No Cristianismo, ela figura como um dos sete pecados mortais... Devemos ter em mente que a ambição é sempre à custa de outras pessoas. As sociedades mais simples sabiam disso de maneira instintiva, mas nossa sociedade perdeu de vista as múltiplas e perniciosas repercussões da avidez. Nós já nem mesmo consideramos que o nosso estilo de vida seja cobiçoso. O consumo excessivo já se tornou um hábito inconsciente, e nós achamos natural todos os pequenos e grandes luxos proporcionados pela nossa sociedade moderna..."

"A despesa combinada de programas de bem-estar da Seguridade Social corresponde a 42% do orçamento total americano. Comparemos isso com os 48% alocados para as despesas militares. Em outras palavras, o governo americano gasta mais dinheiro ferindo os não americanos e destruindo a sua propriedade do que cuidando do seu próprio povo!... O altruísmo não é privilégio dos humanos, é encontrado em inúmeras espécies animais. O reino animal não tem a ver somente com competição, mas também com cooperação... Sob a influência de Darwin, pensou-se por muito tempo que a guerra era natural. Nesse meio-tempo, entretanto, aprendemos que a evolução não seria possível sem uma grande quantidade de cooperação. Mesmo no nível corporal, a cooperação entre trilhões de células torna o organismo humano um todo funcional. Poderíamos entender toda essa cooperação como um modo de altruísmo biológico..."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco