Alimentação na visão do Ayurveda

Por Cris Ayres






O Ayurveda, além dos sabores, também dá atenção para o estado que os alimentos proporcionam no corpo. Podemos notar que as comidas ingeridas são substâncias bioquímicas, exatamente como é o corpo humano. Essas substâncias podem e devem manter o equilíbrio químico do corpo. Quando a pessoa está emocional e mentalmente equilibrada, todos os sistemas, principalmente o endócrino, responsável pela distribuição de informações hormonais pelo corpo, são beneficiados com todos os nutrientes necessários para a manutenção bioquímica. Isso ocorre porque os valores que a pessoa tem sobre os alimentos, a maneira pela qual são ingeridos e o estado de espírito na hora das refeições, são totalmente condizentes à sua natureza.



De acordo com o Ayurveda, os alimentos podem ser classificados em três categorias:



1- Alimento Sattiwiko – É sutil, puro; é a comida que é boa tanto para a mente quanto para o corpo. Isso inclui todos os cereais integrais, frutas frescas e desidratadas, o leite e derivados frescos, sementes, temperos suaves e frescos, sal e açúcar naturais, mel, chás de ervas sem cafeína, a maioria das verduras e legumes; leguminosas, principalmente as que têm menos acidez, remédios homeopáticos, fitoterápicos e florais.



2- Alimento Rajasiko – É mutativo e ativo; é a comida que pode ou não ser boa para o corpo, mas que agita muito a mente. Entre esses alimentos incluem-se os temperos fortes usados sem moderação, rabanetes, cafés, chás e bebidas cafeinadas consumidas até três xícaras por dia, bebidas carbonatadas, sodas, chocolates e remédios alopáticos.Em lugares onde a temperatura alcança abaixo de zero grau centígrado, a comida Rajasika torna-se Sattiwika e a comida Tamasika torna-se Rajasika.



3- Alimento Tamasiko – É estático e inerte; é a comida que não é boa nem para o corpo e nem para a mente. Isso inclui todas as carnes, principalmente as vermelhas em lugares onde a temperatura se eleva mais que 15o centígrados. Os derivados das carnes, principalmente os enlatados e conservados quimicamente. Todos os laticínios produzidos com conservantes e os apodrecidos principalmente os queijos. O fumo, o álcool, qualquer coisa podre ou estragada, chá cafeinado, mais que três xícaras por dia, drogas e alucinógenos de origem sintética e outras substâncias que alteram o estado normal do organismo e descentralização da mente. Remédios alopáticos tomados aleatoriamente. Existe também uma condição muito peculiar, quando qualquer alimento ou substância, mesmo em estado natural, ingerido demasiadamente e indiscriminadamente, seja lá qual for sua condição, torna-se Tamasiko.





Fonte: www.ayurelements.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

CHANDRA NAMASKAR - SAUDAÇÃO A LUA

Navasana a postura do barco