Ioga melhora aprendizado da criança, diz especialista




Fonte: Revista da Hora
Autor: LUCIANA BUGNI
Publicação: 01/11/2008
Crianças agitadas e com dificuldades para se concentrar e relaxar podem ter melhoras significativas no comportamento praticando ioga.
Mães e Filhos
Por se tratar de um exercício leve, que não força o corpo dos pequenos e ainda os ensina a respirar, a perceber os órgãos do corpo e a se conhecer melhor, a atividade é recomendada pelos médicos.
i
"Eles melhoram a coordenação motora e a postura corporal. Emocionalmente, ganham estabilidade e capacidade de concentração, e o aprendizado na escola fica mais produtivo", afirma a professora de ioga e psicopedagoga Lucia Sandri.
Na aula, a tática de Lucia para entreter os pimpolhos é propor atividades lúdicas. Para isso, ela conta histórias, fala de magia, faz suspense e imita os animais. "Comparamos os ássanas [posturas] com os bichos. Uma das posições de que eles mais gostam é a do leão", conta a professora. "As crianças se entregam, imitam as garras do animal e até colocam a língua para fora e gritam", diz ela.
Segundo o médico do esporte Renato Domani, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a ioga ainda tem a vantagem de proporcionar uma evolução que varia de acordo com quem pratica. "É a própria criança quem dita o ritmo. A atividade não força partes do corpo como outros esportes, e o risco de estafa é menor", diz.
No fim, vira uma brincadeira. De acordo com Lucia, ao contrário dos adultos, os pequenos não têm preconceitos e, uma vez entregues à aula, tendem a ficar muito mais receptivos às propostas do que os mais crescidinhos.
As aulas são iguais, independentemente da idade, mas o tempo de permanência em cada postura é menor para as crianças. "Se um adulto agüenta cinco minutos, a criança fica só um ou dois e quer trocar de posição a toda hora", diz ela.
Matheus Travassos, 10 anos, pratica ioga há dois e deixou de sentir as dores de crescimento. "Foi muito bom para ele, melhorou também a coordenação motora", afirma o pai, Clóvis Travassos. Cícero Fernando Teixeira, 9, colega de Matheus na escola de ioga, diz que a prática o deixa com o corpo mais leve.
Porém, como a atividade mexe muito com a concentração e com a meditação, pode ser difícil, no início, fazer a criança aderir. Uma solução, segundo Domani, é os pais procurarem as aulas para incentivar os filhos. "Quando os pais praticam, os pequenos acabam interessados em imitá-los", diz.
Cuidados
Apesar dos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados, pois há risco de contusões. Para Domani, não é bom que a criança repita muitos exercícios que sobrecarreguem a mesma parte do corpo. "É preciso fazer posturas alternadas para não machucar", diz.
Veja os benefícios da ioga para crianças
- Desenvolve a coordenação motora
- Melhora a postura corporal
- Dá estabilidade emocional
- Melhora o equilíbrio e a força
- Permite um bom alongamento dos músculos
- Fortalece os músculos e o sistema imunológico
- Melhora a capacidade de concentração e, conseqüentemente, o aprendizado na escola
Fonte: Lucia Sandri, professora de ioga; e Renato Romani, médico do esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

ra aprendizado da criança, diz especialista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usando os músculos adutores da Postura do Cachorro, Tadasana e Urdhva Hastasana

O Diafragma e a Respiração Diafragmática

Hanumaninho - Yoga com histórias para crianças