A imprensa e o Yoga
Na semana que passou (a terceira de novembro de 2008), o mundo do Yoga foi surpreendido com uma notícia amplamente divulgada pela a imprensa: algumas pessoas não se sentiram bem em um retiro e foram hospitalizadas.
O papel do jornalismo impresso, televisivo e até mesmo digital é divulgar fatos e acontecimentos com a finalidade de informar a opinião pública sobre determinado assunto. Mas, qual é a melhor maneira dos meios de comunicação transmitirem a mensagem sem que a imagem do Yoga seja denegrida? Devem os jornalistas dirigirem o foco do leitor e do expectador somente aos pontos negativos que a notícia traz?
Diante do fato ocorrido, a opinião pública de um modo geral anda achando que o Yoga é aquilo que foi exposto nas reportagens tanto escrita quanto televisiva. Muitos leigos e até mesmo familiares de alunos- praticantes questionaram-se sobre o ocorrido: muitos concluíram que praticamos um Yoga que desequilibra, machuca e que faz mal à saúde. Porém, sabemos que isso não é verdade.
Salvo algumas exceções, não praticamos um Yoga que nos faz mal. Executamos asanas com o devido cuidado e atenção, objetivando moksha, a libertação.
Na contramão, é natural encontrarmos por esse nosso Brasil e pelo mundo alguns professores/instrutores de Yoga que modificam a finalidade da filosofia, ocasionando transtornos àqueles que têm sob o jugo e a eles mesmos. Você pode estar se perguntando, se no caso em voga, a imprensa nada mais fez do que realmente deveria ter sido feito, não é? Ou seja, informar a opinião pública sobre o ocorrido para acabar de vez com aquela situação desconfortante.
Analisando pela órbita dos comunicadores, as matérias trouxeram a realidade do fato, mas, como uma faca de dois gumes, a imagem do Yoga ficou maculada. Então, o que devemos fazer para clarear esse cenário para mostrar às pessoas que o Yoga não é vaidade, não é competição, que não fere, que não visa o subjugo alheio e o lucro desmedido?
Ora,a resposta é simples: aos professores e praticantes que se dedicam com seriedade ao estudo e à prática do Yoga, cabe passar aos leigos o que realmente o Yoga é, qual é sua finalidade, quais os benefícios que o ser humano conquista com o estudo e a prática, não permitindo que o acontecimento que veio a tona desvirtue essa bela filosofia.
O que aconteceu, nada mais foi do que um revés, que pode também ocorrer em outras as áreas. Hoje em dia, a política, o meio artístico e desportivo estão cheios de acontecimentos desconfortantes que na maioria das vezes são um prato cheio para a imprensa, tais quais são divulgados aos estrondos e mais tarde caem no esquecimento, o que não os exime de serem apurados.
Mesmo que alguns possam achar que tenham se enganado com o Yoga transmitido em um dado momento da vida, “os Deuses escrevem certo por linhas tortas”, e quando o(a) praticante realmente estiver preparado(a) para o estudo e a prática do puro Yoga, encontrará a senda e as pessoas verdadeiramente certas para ajudá-lo no crescimento.
O Yoga está presente em todos os lugares, em todos os cantos do planeta e mesmo assim, a prática continua.
Harih Om!
Comentários