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Os ásanas do Hatha Yoga

Segundo o sábio Gheranda, o Hatha Yoga não teria oito, mas sete membros. As posturas (ásana) e os selos (mudrá) seriam respectivamente o segundo e o terceiro membros, e as normas morais (isto é, yama e niyama) reúnem-se num membro só. A Gheranda Samhitá (2.1) afirma que existem tantos ásanas quantas são as espécies de animais. Segundo Gheranda, Shiva ensinou até 840.000 posturas, das quais 84 são consideradas importantes pelos yogins. Já segundo o Hatha Yoga Pradípiká (1.33), Shiva ensinou somente oitenta e quatro posturas. Dessas, as seguintes trinta e duas são descritas na Gheranda Samhitá: 1) Siddhásana (“postura do adepto”) 2) Padmásana (“postura do lótus”) 3) Bhadrásana (“postura auspiciosa”) 4) Muktásana (“postura liberta”) 5) Vajrásana (“postura do diamante”) 6) Svastikásana (“postura svastika”) 7) Simhásana (“postura do leão”) 8) Gomukhásana (“postura da cara-de-vaca”) 9) Virásana (“postura do herói”) 10) Dhanurásana (“postura do arco”) 11) Mritásana (“postura do cadáver”) 12

Yoga é:

Yoga é união, transcendência, evolução, pode também ser aplicado como um caminho no qual o praticante pode desenvolver em si, capacidades inerentes a ele mesmo. Um caminho de desenvolvimento pessoal que abrange de forma completa todas as áreas do ser.

Trabalho corporal dos bons e o sentido da vida

Sempre considerei os contrastes um absurdo. Contraste é chocante mas é maior sorte passar por eles. Sorte no sentido de aprendizado puro. Sorte por ter a oportunidade de ser chacoalhada, sacudida de meu lugar de sempre, tão limitado! Sorte de ter a chance de sentir na pele e no osso o que o fundo do coração aponta como não sendo aquilo que eu busco. Agradeço ao contraste por contribuir para um foco que se faz claro e que ilumina o sentido não só da prática de Yoga, mas da vida. Não seria o sentido da prática de Yoga a busca pelo sentido da vida? O propósito que me move ao Yoga e que me põe em direção a alguma coisa muito maior. O coração avisa imediatamente quando a alma fica pequena. E os olhos ardem quando me presto em demasiada atenção ao inútil e me perco em assuntos que me enganam de mim. É fácil perder o propósito da prática de Yoga. Afinal, é tão impalpável que às vezes nem lembramos que existe. Certo é também que durante muito tempo praticamos sem propósitos ou com propósitos e

Mente de Principiante

"Há muitas possibilidades na mente do principiante, mas poucas na do perito."As pessoas dizem que é difícil praticar Zen, mas há um mal-entendido quanto ao "porquê". Não é difícil porque seja árduo sentar-se de pernas cruzadas ou atingir a iluminação. É difícil porque é árduo manter a mente pura ou a prática pura em seu sentido fundamental. A escola Zen desenvolveu-se de muitas maneiras depois de estabelecida na China mas, ao mesmo tempo, tornou-se cada vez mais impura. Contudo, não é sobre o Zen chinês ou sobre a história do Zen que eu quero falar. O que me interessa é ajudar você a manter sua prática livre da impureza.No Japão, dispomos do termo shoshin, que significa "mente de principiante". O objetivo da prática é conservar nossa "mente de principiante". Suponhamos que você recite o Prajna Paramita Sutra uma só vez. Poderia ser uma boa recitação. Mas o que lhe acontecerá se o recitar duas, três, quatro ou mais vezes? Você poderia facilmente

Vídeo da Saudação ao Sol, Surya Namaskar

Richard Freeman, o demonstrador que aparece nestes três vídeos, é um instrutor de Yoga e um estudante ávido de filosofia Ocidental e Oriental, tendo vivido e estudado durante quase nove anos na Índia e Ásia. O seu entendimento e conhecimento de sânscrito permitem-lhe transmitir e dar um entendimento claro do Yoga Sutra, um texto sobre a prática do Yoga. Ele incorpora várias tradições na prática de Ashtanga Yoga que lhe foram ensinadas pelo seu principal professor K. Pattabhi Jois, de Mysore, Índia. O seu passado inclui Bhakti e Hatha Yoga tradicional na Índia, Sufismo no Irão, Zen e prática Budista de Vipassana e um profundo estudo de Iyengar Yoga. Actualmente vive com sua família em Boulder, Colorado, Estados Unidos, onde é o diretor do Yoga Workshop. Para assistir os vídeos, clique por favor nos links abaixo: http://youtube.com/watch?v=obqDDLkh2I0

Como mover-se na prática de ásana?

Os quatro membros, a cabeça e o tronco, estão conectados pelo núcleo central do corpo, que fica na região do umbigo. Na fisiologia sutil do Yoga, essa região recebe o nome de kanda. Ela corresponde ao hara das artes marciais, e fica quatro dedos abaixo e atrás do umbigo, no centro da parte baixa do tronco. Na prática dos ásanas, idealmente, todos os movimentos nascem nessa região e se propagam pelas demais áreas do corpo. Da mesma forma, todos os movimentos originados na periferia deveriam retornar para esse centro, através das contrações (bandhas) abaixo mencionadas. O início do movimento a partir dessa área em direção aos membros, e destes de volta para o centro, chama-se irradiação do kanda. Todo e qualquer movimento deveria começar a partir do centro do corpo e/ou retornar a ele Para dominarmos um movimento, podemos aplicar estes quatro passos: 1. Estabelecer um núcleo dentro do corpo. Lembremos que esse núcleo será sempre móvel. Dependendo da postura, devemos identificar de qu

Yoga e qualidade de vida

Temos sido bombardeados por uma série de conceitos que acabam perdendo seu sentido principal. Li num jornal: "a casa foi roubada holisticamente". Numa referência de a terem roubado por inteiro, ou seja, tudo. Assim como o termo "holístico", podemos dizer que a expressão "qualidade de vida" se desgastou. Tudo virou motivo para se falar em qualidade de vida. Seu significado virou sinônimo de vida com equilíbrio entre trabalho e descanso, dieta balanceada, exercícios, pouco tempo no trânsito e um pouco de meditação. Contudo, tenho observado que, na prática, é quase impossível, principalmente para aqueles menos favorecidos financeiramente, ter realmente qualidade de vida. Eles não têm como ficar menos no trânsito. Exercícios físicos, só se for nos momentos de faxina. A alimentação é marmita. E meditação? Nem pensar. Por outro lado, também percebo que muitos dos que conseguem adquirir hábitos saudáveis também não estão garantidos com a tal da qualidade de vida.